- Eni Ferreira Marçal
PILARES DE UM PROJETO DE GOVERNANÇA
Atualizado: 2 de Jul de 2020
A Governança Corporativa no Brasil teve um avanço na década de 80 com a criação do Instituto Brasileiro De Governança Corporativa voltada, basicamente, para as 300 maiores empresas da nação que também possuíam Fundos de Previdência Privada, com o intuito de uma maior transparência dos riscos financeiros e operacionais aos participantes e gestores, e aos investidores locais e estrangeiros.

Com o risco do país atraindo novos investimentos, as pequenas e médias empresas começaram a se multiplicar, tornando-se mais de 80% da representativa do mercado nacional, levando, assim, a necessidade da governança para se manter no mercado e um processo de sucessão com harmonia.
Em todo crescimento empresarial, os processos aumentam e os controles internos precisam ser melhorados, dando transparência de boa gestão. E é aqui que entra a Governança, cujo objetivo é fazer com que o crescimento empresarial continue organizado, sistêmico e com base em princípios que visam uma gestão com ética, integridade, justiça, transparência, cumprimento da legislação pertinente, responsabilidade e perenidade.
Implementar um projeto de Governança facilita uma gestão eficiente e eficaz; o valor da empresa aumenta sua estrutura de risco diminui e é percebida pela sociedade (colaboradores, clientes, prestadores de serviço, investidores etc.)
Dessa forma, sugerimos a implementação de seis pilares em um projeto de Governança. São eles:
1. GOVERNANÇA E ACORDOS:
Abordagem da importância dos modelos de acordos e regras internas; estruturação de Conselho, respeitando os valores dos fundadores do negócio, observando as boas práticas de mercado em governança empresarial e familiar, priorizando o relacionamento harmônico entre sociedade, empresa, família, clientes, parceiros comerciais, colaboradores e a importância de educar, capacitar e formar acionistas, herdeiros, colaboradores e sucessores de sucesso.
2. INOVAÇÃO
Abordagem da importância para as ações, que realmente implementam a inovação como diferencial estratégico para a competitividade empresarial. É necessário que a empresa defina responsabilidades, métricas e utilize ferramentas que suportem as equipes para que a inovação seja realmente ações para a mudança de produtos, processos e serviços.
3. CAPITAL HUMANO
Abordagem da importância das informações e oportunidades de capacitação aos colaboradores a fim de que se tornem um ativo importante para empresa se manter competitiva e obter resultados mensuráveis com qualidade e diferenciação.
4. GESTÃO FINANCEIRA
Abordagem da importância de modelos de relatórios gerenciais e principais indicadores financeiros e de performance, que proporcionarão uma transparência e agilidade nas tomadas de decisões, otimização das margens líquidas e novos investimentos.
5. MARKETING
Abordagem da importância da definição das ações de comunicação que a empresa utilizará por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos e serviços, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos.
6. GESTÃO COMERCIAL
Abordagem da importância de definir estratégias de venda de produtos e serviços; controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais; e garantir que o funil de vendas se torne uma ampulheta de recomendações.
Ao final da implantação dos seis pilares, certamente a organização estará pronta para o sucesso com:
Crescimento sustentado com qualidade
Flexibilidade e controle
Estrutura organizacional fortalecida
Sistema funcional de forma integrada
Políticas claras de sucessão

Portanto, se você empresário empreendedor que quer construir um legado de sucesso e garantir a perenidade de seus negócios, não deixe implementar a Governança Corporativa. Esta atitude contribuirá para:
Desenvolvimento de estratégias inovadoras, conquista dos resultados esperados com responsabilidade e perenidade.
Acredite nisso!
Eni Ferreira Marçal
Conselheira externa de conselhos consultivo e de família, consultora de projetos de gestão e governança corporativa
Linked: in enimarcal
“Produtividade nunca é um acidente. Ela é sempre o resultado de um comprometimento com a excelência, planejamento inteligente, e esforço focado.” Paul J. Meyer