Cenário Empresarial - Como se Comportar Nos Novos Tempos?

Atualizado: 2 de Jul de 2020

Nos últimos anos, as empresas vêm passando por uma grande reestruturação provocada principalmente pela entrada de novas empresas e redução da margem contribuição e lucratividade. Algumas empresas não estavam preparadas e não resistiram essas movimentações e estão comprometendo a sua sobrevivência ou nem estão mais atuantes no mercado.


Para os novos tempos, as empresas terão que investir cada vez mais seus recursos para identificar oportunidades e definir um reposicionamento estratégico para acessar os novos mercados, promover ações de relacionamento junto aos clientes, alinhar e reter os profissionais que se destacarem, implementar conceitos modernos de gestão e outras ferramentas que possibilitem um crescimento de forma responsável e sustentável.


O valor de uma empresa é o resultado do quanto a sua solução é simples, alinhado ao custo benefício adequado e gestão consolidada na percepção dos clientes, colaboradores e sociedade.


Para formulação da trilha da sobrevivência empresarial é importante utilizar o conceito da COOPETIÇÃO (cooperação com competição) como filosofia de trabalho.


O caminho a ser percorrido é bastante empolgante no sentido de se alcançar um cenário desejável a curto, médio e longo prazo.


A cooperação é necessária para aumentar os benefícios para todos os intervenientes (foco no crescimento do mercado e da empresa) e a competição é necessária para dividir os benefícios existentes por esses mesmos intervenientes (foco na partilha do mercado e da empresa).


Respeitando as características comuns e diferentes entre cada área/projeto, adota-se a COOPETIÇÃO para unir pessoas, coisas e fatos em torno de uma causa.


Esta filosofia faz com que os objetivos a serem alcançados venham em consequência não só do esforço e do trabalho, mas principalmente da assertividade do Planejamento, da Estratégia, da Gestão e da Execução da sobrevivência empresarial.


Seja um empresário/empreendedor de sucesso, implemente e aplique o conceito de COOPETIÇÃO em sua liderança empresarial e familiar.


Simples assim, pense nisso.


Eni Ferreira Marçal


enimarcal.com.br


Conselheira externa de Conselho Consultivo e Conselho de família, consultora em projetos de gestão e de governança.

5 visualizações0 comentário
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram
  • YouTube